Apresentação 6
Márcio Almeida / André Aquino
00 Editorial 8
Anderson Pinheiro
01 Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania da OEI 10
Lucia Gouvêa Pimentel
02 Mediación artística y cultural 15
Olga Lucia Olaya Parra
03 Diálogos entre Arte e Público no Museu 19
Regina Batista
04 Apontamentos sobre a minúcia na mediação em museus 24
Nicole Cosh
05 Educação em Museus: termos que revelam preconceitos 30
Ana Mae Barbosa
06 A corporificação da experiência: “para que serve isso que você está me dizendo?” 35
Eduardo Duarte [entrevista]
07 Será que a influenciou de alguma forma? 41
Anderson Pinheiro
08 Construção de sentidos e vivências estéticas:
algumas considerações sobre a relação entre jogo e arte-educação 46
Neila Pontes
09 Desenhar materiais para educadores: uma experiência e desafio 52
Rejane Galvão Coutinho
10 A leitura que forma o mediador, forma o olhar e ajuda a ler o mundo? 59
Simone Ferreira Luizines
11 A verdade para a obra não existe:
o que existe são as relações construídas pelo observador 63
Nina Velasco e Cruz [entrevista]
12 Entrecruzamentos do olhar 69
Ana Carolina Campos
13 Mediação estética: O que temos? O que precisamos? 73
Maria Helena Wagner Rossi
14 Mulheres: ocidentais e orientais 78
Taciana Durão Leite Caldas
15 Goya e os jogos: a imagem como análise 84
Ademir Gebara [entrevista]
16 Diálogos Imaginários no Museu Histórico e Antropológico do Ceará:
atravessando fronteiras para dinamizar ou problematizar a vida? 88
Carolina Ruoso
17 Projeto MUSISER: Uma abordagem psicodinâmica
sobre a importância da música no desenvolvimento do ser humano 93
Heloisa Maibrada
18 O museu e seu público no mundo “contaminado” 98
Alexandre Dias Ramos
19 Os Cursos de Educação Continuada do Pólo UFPE como espaço de mediação em arte 100
Sebastião Pedrosa
20 Formação continuada dos(as) educadores(as) como espaço de diálogo com a arte 104
Cristiane Soares, Gisélia Sátiro, Jaísa Farias e Maria Auxiliadora de Almeida
21 Teatro perto dos olhos e perto do coração 109
Williams Sant´Anna
22 A experiência em ensino de arte da Casa da Criatividade 111
Emília Patrícia de Freitas
23 CIRCO: Ainda é a maior diversão 116
Gilberto Trindade
24 Arqueologias do presente 118
Bruna Rafaella
25 [Relatos de experiência] Arte&Cidadania:
Meninos do Campus da UFPE – um projeto de inclusão social 122
Rosa Vasconcellos
26 [Relatos de experiência] Arte&Cidadania:
o Movimento Pró-Criança e o Caleidoscópio possível 127
Ana Patrícia Santos, Viviane da Fonte Neves, (participação especial de Camila Nogueira)
27 O impacto do ensino de arte nas ONGS 129
Lívia Marques carvalho
28 Conexões entre educação e arte:
Paulo Freire, Francisco Brennand, Noemia Varela e Ana Mae Barbosa 134
Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo
29 Diálogos: tecendo conhecimentos, convivendo com as diferenças 139
Vitória Amaral
30 O começo como endereçamento, notas provisórias e indébitas 143
Cayo Honorato
31 Perfil dos Colaboradores 147

Dialogue + Dialoog + 對話 + Dialog + Диалог + Διάλογος + 대화
- ...
- [do grego diálogos, pelo latim dialogus] – 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia. [dialogosentrearteepublico@gmail.com]
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SUMÁRIO
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Diálogos entre Arte e Público by Anderson Pinheiro is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público.
ISSN da publicação Dialogos entre Arte e Público
1983-9960
Relembrando o 3o. Encontro Diálogos entre Arte e Público - 2008 - IRB
O 3o. Encontro Diálogos entre Arte e Público, organizado por André Aquino (Gerente de Serviços de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife) e tendo como equipe Gabriela da Paz, Mércia Siqueira, Cristiane Mabel Medeiros e eu, aconteceu de modo muito gratificante.
Houveram mesas redondas, laboratórios metodológicos, videocasos e uma publicação.
Os palestrantes (Alemberg Quidins/CE, Stela Barbieri/SP, Juliana Prado /RJ, Cayo Honorato/SP, Zozilena Froz/PI, Narciso Telles/MG e Fernado Azevedo/PE) expuseram seus pontos de vistas (no auditório da Universidade Católica de Pernambuco, um de nossos apoiadores) trazendo-nos questionamentos válidos para repensarmos sobre nossas práticas tornando assim a possibilidade de diálogos com o público presente.
Os laboratórios metodológicos foi uma ação pensada por Nara Galvão, Joana D'Arc (Administradora e Coordenadora geral do educativo, consecutivamente, de um de nossos apoiadores, o Instituto Ricardo Brennand) e André Aquino como modo de experimentarmos na prática os discursos de nossos palestrantes Narciso Telles, Juliana Prado, Cayo Honorato e Zozilena Froz que se dividiram com grupos de participantes pelos espaços expositivos do museu citado e dialogou a prática com o público a partir das experiências das pesquisas/ações de cada um.
Os videocasos foram mostrados no último dia e se trataram de vídeos feitos pela Gabriela da Paz, de curta duração (de 4 a 7 minutos cada), que mostram ações que acontecem aqui na cidade do Recife e que lidam com as diversas linguagens artísticas travando o diálogo entre a Arte e a cidadania com as crianças e adolescentes.
Como tem sido desde o primeiro encontro, trabalhamos sempre em cima da frase "(...) dos diálogos que temos, aos diálogos que queremos (...)", e a publicação Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público não podia de estar de fora desse discurso. Como editor acidental, posso assim dizer convidamos profissionais de áreas diversas como História, Comunicações, Antropologia, Música, Circo, Pedagogia, Teatro, Sociologia, Museologia e Arte/Educação para dialogar suas experiências. Afinal, encontramos conexões e até possíveis soluções, para as nossas articulações dialogais entre a arte e o público em cada elemento que nos cerca presentes nas diversas áreas.
Para conhecer os videocasos, ler os artigos, os ver algumas imagens do evento, vocês podem acessar esse blog que criamos divulgando notícias e tendo o material sempre on-line.
Abraços,
Anderson Pinheiro
Arte-educador
Houveram mesas redondas, laboratórios metodológicos, videocasos e uma publicação.
Os palestrantes (Alemberg Quidins/CE, Stela Barbieri/SP, Juliana Prado /RJ, Cayo Honorato/SP, Zozilena Froz/PI, Narciso Telles/MG e Fernado Azevedo/PE) expuseram seus pontos de vistas (no auditório da Universidade Católica de Pernambuco, um de nossos apoiadores) trazendo-nos questionamentos válidos para repensarmos sobre nossas práticas tornando assim a possibilidade de diálogos com o público presente.
Os laboratórios metodológicos foi uma ação pensada por Nara Galvão, Joana D'Arc (Administradora e Coordenadora geral do educativo, consecutivamente, de um de nossos apoiadores, o Instituto Ricardo Brennand) e André Aquino como modo de experimentarmos na prática os discursos de nossos palestrantes Narciso Telles, Juliana Prado, Cayo Honorato e Zozilena Froz que se dividiram com grupos de participantes pelos espaços expositivos do museu citado e dialogou a prática com o público a partir das experiências das pesquisas/ações de cada um.
Os videocasos foram mostrados no último dia e se trataram de vídeos feitos pela Gabriela da Paz, de curta duração (de 4 a 7 minutos cada), que mostram ações que acontecem aqui na cidade do Recife e que lidam com as diversas linguagens artísticas travando o diálogo entre a Arte e a cidadania com as crianças e adolescentes.
Como tem sido desde o primeiro encontro, trabalhamos sempre em cima da frase "(...) dos diálogos que temos, aos diálogos que queremos (...)", e a publicação Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público não podia de estar de fora desse discurso. Como editor acidental, posso assim dizer convidamos profissionais de áreas diversas como História, Comunicações, Antropologia, Música, Circo, Pedagogia, Teatro, Sociologia, Museologia e Arte/Educação para dialogar suas experiências. Afinal, encontramos conexões e até possíveis soluções, para as nossas articulações dialogais entre a arte e o público em cada elemento que nos cerca presentes nas diversas áreas.
Para conhecer os videocasos, ler os artigos, os ver algumas imagens do evento, vocês podem acessar esse blog que criamos divulgando notícias e tendo o material sempre on-line.
Abraços,
Anderson Pinheiro
Arte-educador
Relembrando o 4o. Encontro Diálogos entre Arte e Público - 2009 - MUHNE
O 4º Encontro Diálogos entre Arte e Público, aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro de 2009 no Museu do Homem do Nordeste sob organização e coordenação de Regina Buccini (Gerente de Serviços de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife) e Anderson Pinheiro (Articulador da Rede de Educadores em Museus de Pernambuco), a partir de projeto idealizado e organizado por André Aquino.
O encontro promoveu a discussão e a divulgação de pesquisas e experiências que vão ao encontro da potencialização do inter-relacionamento entre arte e público, reunindo profissionais que, atuando em diferentes contextos de mediação cultural, possuam trabalhos de referência na área.
Nesta edição, o encontro propõe o seguinte questionamento “Educadores entre museus e salas de aula: que diálogos são esses?”, a partir do qual busca refletir acerca das estratégias colaborativas que agregam tanto os educadores que atuam em instituições culturais, como os educadores cuja atuação se dá no campo da educação formal.
Com essa discussão pretende-se colaborar para a construção de novas e mais consolidadas parcerias entre esses atores, responsáveis pela dinamização da democratização cultural.
05 de outubro de 2009
| Laboratório Metodológico
Convidadas: Rejane Coutinho (SP) | Miriam Celeste (SP)
Sinopse: Debate informal sobre estratégias de mediação a partir do espaço expositivo do Museu do Homem do Nordeste. No laboratório, os participantes buscarão formas de dialogar com a exposição, mapeando limites e possibilidades dessa mediação em diferentes contextos.
| Primeiro Diálogo
Debate: Formação de educadores entre museus e sala de aula.
Partindo de algumas questões pertinentes quanto à formação do educador de museu/mediador cultural e do educador de sala de aula/professor, as suas principais queixas e as possibilidades de efetuar parcerias entre ambos, o Primeiro Diálogo será direcionado, através das experiências das palestrantes em conjunto com as vivências com o público no Laboratório Metodológico, na busca de uma visualização sobre quais os diálogos que são possíveis de serem executados entre as partes envolvidas. Tentando assim compreender quais os melhores meios de encontrar conexões de atividades/ações desses educadores e suas formações recebidas durante os encontros pedagógicos nos museus.
Convidadas: Rejane Coutinho (SP) | Miriam Celeste (SP)
Mediação: Joana D’arc de Souza Lima (PE)
06 de outubro de 2009
| Oficina: Mediações intermidiáticas em vivências estético-digitais.
Convidada: Fernanda Cunha (GO)
Sinopse: O objetivo da oficina é proporcionar experiências intermidiáticas através da inter-relação dos meios digitais e não-digitais como mediadores nas vivências estético-digitais.
| Laboratório Metodológico
Convidada: Renata Bittencourt (SP)
Sinopse: Debate informal sobre estratégias de mediação problematizando a inserção de recursos tecnológicos como campo de possibilidades de mediação em espaços expositivos a partir da nova exposição do Museu do Homem do Nordeste. No laboratório, os participantes buscarão formas de dialogar com a exposição, mapeando limites e possibilidades dessa mediação em diferentes contextos.
| Segundo Diálogo
Debate: Interseções entre mediação cultural e linguagens midiáticas
O uso recorrente das novas tecnologias no cotidiano tem nos levado a deparar com as possibilidades pedagógicas presente em seus processos dialogais. Por outro lado, percebemos como a inserção do uso dessas tecnologias como registro de visita a espaços museais e culturais tem transtornado as ações de mediação desses setores educativos. Às vezes, esses recursos tecnológicos fazem parte da própria expografia museográfica servindo como recurso propositivo de mediação. Partindo dessas situações o Segundo Diálogo pretende dialogar com as ações efetuadas tanto na Oficina como no Laboratório Metodológico sobre das novas tecnologias como recursos educacionais, seja no espaço escolar como no museal, refletindo sobre a possibilidade de utilizá-los como recursos propositivos complementar para a mediação/educação.
Convidadas: Fernanda Cunha (GO) | Renata Bittencourt (SP)
Mediação: Sandra Helena Rodrigues (PE)
| Lançamento da Publicação
Diálogos entre Arte e Público - Anderson Pinheiro (PE)
As idéias presentes nos diálogos de cada autor e autora demonstram, através de artigos, ensaios e relatos de experiências, ações que são possíveis de serem executadas pelos Educadores entre museus e sala de aula. Essa segunda edição da publicação foi organizada também com muito diálogo de modo que fosse possível invadir o lugar de cada um e construir um espaço coletivo que são aqui apresentados em quatro eixos, “Imagem e Tecnologia”, “Mediação e Arte Contemporânea”, “Educadores entre museus e sala de aula” e “A Criança e o Museu”.
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