Dialogue + Dialoog + 對話 + Dialog + Диалог + Διάλογος + 대화

[do grego diálogos, pelo latim dialogus] – 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia. [dialogosentrearteepublico@gmail.com]

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PROGRAMAÇÃO

Diálogos entre Arte e Público

(...) dos diálogos que temos, aos diálogos que queremos (...)

A Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife, com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, e do Instituto Ricardo Brennand, convidam para o 3º Encontro Diálogos entre Arte e Público, de 29 a 31 de maio de 2008.

Programação

29 de maio de 2008

Sala 608 | Bloco G | UNICAP

8h | Mini-curso

Primeiro encontro com a Semiótica Discursiva | Zozilena Froz (PI)

Sinopse: Abordará a origem do termo semiótica, sua contextualização e linhas de estudo/pesquisa. Tratará também do Percurso Gerativo de Sentido, e proporá como exercício de análise de textos a leitura dos painéis de pintura do PARNA, Serra da Capivara.

50 vagas!

29 de maio de 2008

Auditório G II | Bloco G | UNICAP

14h | Abertura do Encontro

André Aquino – Fundação de Cultura Cidade do Recife

Maria Helena Costa Carvalho – Universidade Católica de PE

Joana D'arc Souza Lima – Instituto Ricardo Brennand

14:30h | Primeiro Diálogo

Fundação Casa Grande – a escola de gestão cultural da meninada do sertão | Alemberg Quindins (CE)

Sinopse: A palestra conta como a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri na Cidade de Nova Olinda/CE vem formando platéias e gestores culturais a partir da infância, e como essa ação tem integrado o município ao mundo através de produtos culturais e turismo.

Mediação: Luciana Soares (PE)

15:40h | Vídeo casos

16h | Segundo Diálogo

A experiência em Artes Cênicas | Narciso Telles (MG)

Sinopse: O conceito de experiência, conforme acionado nos campos filosófico, educacional e artístico, é importantíssimo pois possibilita abarcar o processo teatral num entrecruzamento constante de olhares e fazeres entre os sujeitos participantes. A palestra "a experiência em Artes Cênicas" versará sobre o conceito de experiência como um caminho possível de leitura da obra cênica.

Visitas Teatralizadas – Multilinguagens na mediação | Juliana Prado (RJ)

Sinopse: Como a utilização de diversas linguagens artísticas - a música, o teatro, o cordel, a contação de histórias, desafios, trovas e versos do nosso universo cultural - tem auxiliado os arte educadores do Museu Casa do Pontal a trabalhar conceitos ligados à educação artística e a contextualizar historicamente o acervo do museu, transformando a visita numa experiência estética que resulta na construção de um conhecimento de forma coletiva, lúdica e interativa.

Mediação: Gilberto Trindade (PE) e Williams Santana (PE)

30 de maio de 2008

Sala 608 | Bloco G | UNICAP

8h | Oficina

Mapas Conceituais | Stela Barbieri (SP)

Sinopse: Oficina prática de produção artística criando mapas conceituais e físicos dos deslocamentos na cidade e no pensamento.

20 vagas!

30 de maio de 2008

Auditório G II | Bloco G | UNICAP

14h | Terceiro Diálogo

Cartografias de Questões | Stela Barbieri (SP)

Sinopse: O trabalho de visita orientada que acontece no Instituto Tomie Ohtake.

Mediação Educacional, Arte Contemporânea e Política | Cayo Honorato (SP)

Sinopse: Discutir uma possível redefinição do estatuto da mediação educacional a partir de três recentes e importantes exposições internacionais de arte (6ª Bienal do Mercosul, Documenta 12 e Manifeta 6), em correlação a uma dimensão educacional das práticas artísticas. Discutir os modos de endereçamento, segundo noções do "começo" e do "outro".

Mediação: Everson Melquíades (PE)

15:40h | Vídeo casos

16h | Quarto Diálogo

O hipertexto na Pintura Primeva dos Sítios de PARNA, Serra da Capivara, Piauí, Brasil | Zozilena Froz (PI)

Sinopse: Apresentar como se dá a organização espaço-temporal da pintura primeva dos sítios: Toca Baixão da Vaca, Toca do Entrada do Pajaú e Toca da Extrema II, considerados como texto. Nesse sentido será possível estabelecer o diálogo pela presença do Hipertexto, desenvolvido por Margareth Wetheim e Pierre Lèvi. Além dessa conexão analógica, também pretende refletir sobre a mitologia primeva dos textos analisados.

Conexões entre Educação e Arte: Paulo Freire, Francisco Brennand, Noemia Varela e Ana Mae Barbosa | Fernando Azevedo (PE)

Sinopse: O presente trabalho de pesquisa (em uma versão preliminar) pretende partir da idéia de Arte/Educação crítica ressaltando o papel do educador Paulo Freire, com ênfase na relação afetivo-intelectual dele com Noemia Varela e Ana Mae Barbosa, objetivando destacar as aquarelas que o artista Francisco Brennand elaborou a pedido de Paulo Freire para suas aulas nos Círculos de Cultura.

Mediação: Everson Melquíades (PE)

31 de maio de 2008

Instituto Ricardo Brennand

9h | Laboratórios Metodológicos

10:30h | Hora do Café

11h | Plenária

12h | Lançamento de Publicações

Anderson Pinheiro (PE) – Diálogos entre Arte e Público

Gabriela da Paz (PE) – Vídeo casos

Fernando Azevedo (PE) – Desafios da Arte/Educação Contemporânea: diálogos da memória

Participações Confirmadas

Alemberg Quidins (CE)

Criou em 1992 e é presidente da fundação Casa grande (www.fundacaocasagrande.org.br). Como consultor da UNICEF dinamizou em Moçambique e Angola o programa "Rádio de criança para criança". É líder AVINA e FELLOW da SHOKA e em 2004 ganhou a comenda do mérito cultural do Brasil.

Stela Barbieri (SP)

É artista plástica, diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake e educadora da escola Experimental Vera Cruz. Dá assessoria para a área de artes de várias escolas entre elas Escola Experimental Vera Cruz, Escola Nossa Senhora das graças e Escola Castanheiras. Realiza apresentações de contos da tradição oral e já participou de espetáculos na Sala São Paulo, Itaú Cultural, SESCs, entre outros. É assessora para o ensino da arte do projeto "escola no Cinema" do Espaço Unibanco de Cinema. Sua produção plástica pode ser conferida no site www.stelabarbieri.com.br


Juliana Prado (RJ)

Atriz, arte/educadora e violinista. Coordena o programa Eucacional do Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, onde, desde 1998, desenvolve o projeto de visitas guiadas teatralizadas. Coordenou também o Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB - Rio, entre 2002 e 2004 e a Casa das Artes da Mangueira. Atriz profissional e instrumentista, desde 1978, trabalhou em espetáculos no Rio e em diversas cidades do Brasil, França e Portugal.

Cayo Honorato (SP)

Artista e arte/educador, doutorando em Educação pela FE/USP, mestre em Educação pela FE/UFG, bacharel em Artes Visuais pela FAV/UFG. Foi consultor para a elaboração do Projeto Pedagógico do bacharelado em Artes Visuais, no Centro Universitário Senac, em São Paulo/SP. Atualmente, coordena um grupo de estudos sobre a formação do artista, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo/SP.

Zozilena Froz (PI)

Formada em Desenho e Artes plásticas pela Universidade Federal do Maranhão. É especialista em Conservação e Restauro de Bens Culturais pelo Centro de Conservação e Restauro da UFMG/CECOR. Doutora em Semiótica pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Tem se dedicado a desenvolver pesquisas sobre Arte e Cultura Piauiense, razão pela qual é Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Arte e Cultura Piauiense - NUPEAC. É docente do Departamento de Educação Artística da UFPI desde 1989.

Narciso Telles (MG)

Ator, professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Teatro pela UNIRIO (2007). Pesquisador do Núcleo de Criação e Pesquisa Teatral e membro do Coletivo Teatro da Margem. Dirigiu recentemente os espetáculos Maria Borralheira (Uberlândia, 2007) e Mistério do Fundo do Pote (O Imaginário, Porto velho, 2006). Organizador dos livros: "Teatro: ensino, teoria e prática" (EDUFU, 2004) e "Teatro de rua: olhares e perspectivas" (E-Papers, 2005). Foi curador em duas edições do Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis.

As inscrições são gratuitas (Vagas Limitadas)

Os interessados devem inscrever-se na Gerência Operacional de Artes Visuais e Design pelos telefones: (81) 3232 1409/3232 1410

Participem!

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ISSN da publicação Dialogos entre Arte e Público

1983-9960

Relembrando o 3o. Encontro Diálogos entre Arte e Público - 2008 - IRB

O 3o. Encontro Diálogos entre Arte e Público, organizado por André Aquino (Gerente de Serviços de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife) e tendo como equipe Gabriela da Paz, Mércia Siqueira, Cristiane Mabel Medeiros e eu, aconteceu de modo muito gratificante.

Houveram mesas redondas, laboratórios metodológicos, videocasos e uma publicação.

Os palestrantes (Alemberg Quidins/CE, Stela Barbieri/SP, Juliana Prado /RJ, Cayo Honorato/SP, Zozilena Froz/PI, Narciso Telles/MG e Fernado Azevedo/PE) expuseram seus pontos de vistas (no auditório da Universidade Católica de Pernambuco, um de nossos apoiadores) trazendo-nos questionamentos válidos para repensarmos sobre nossas práticas tornando assim a possibilidade de diálogos com o público presente.

Os laboratórios metodológicos foi uma ação pensada por Nara Galvão, Joana D'Arc (Administradora e Coordenadora geral do educativo, consecutivamente, de um de nossos apoiadores, o Instituto Ricardo Brennand) e André Aquino como modo de experimentarmos na prática os discursos de nossos palestrantes Narciso Telles, Juliana Prado, Cayo Honorato e Zozilena Froz que se dividiram com grupos de participantes pelos espaços expositivos do museu citado e dialogou a prática com o público a partir das experiências das pesquisas/ações de cada um.

Os videocasos foram mostrados no último dia e se trataram de vídeos feitos pela Gabriela da Paz, de curta duração (de 4 a 7 minutos cada), que mostram ações que acontecem aqui na cidade do Recife e que lidam com as diversas linguagens artísticas travando o diálogo entre a Arte e a cidadania com as crianças e adolescentes.

Como tem sido desde o primeiro encontro, trabalhamos sempre em cima da frase "(...) dos diálogos que temos, aos diálogos que queremos (...)", e a publicação Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público não podia de estar de fora desse discurso. Como editor acidental, posso assim dizer convidamos profissionais de áreas diversas como História, Comunicações, Antropologia, Música, Circo, Pedagogia, Teatro, Sociologia, Museologia e Arte/Educação para dialogar suas experiências. Afinal, encontramos conexões e até possíveis soluções, para as nossas articulações dialogais entre a arte e o público em cada elemento que nos cerca presentes nas diversas áreas.

Para conhecer os videocasos, ler os artigos, os ver algumas imagens do evento, vocês podem acessar esse blog que criamos divulgando notícias e tendo o material sempre on-line.

Abraços,
Anderson Pinheiro
Arte-educador

Relembrando o 4o. Encontro Diálogos entre Arte e Público - 2009 - MUHNE

O 4º Encontro Diálogos entre Arte e Público, aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro de 2009 no Museu do Homem do Nordeste sob organização e coordenação de Regina Buccini (Gerente de Serviços de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife) e Anderson Pinheiro (Articulador da Rede de Educadores em Museus de Pernambuco), a partir de projeto idealizado e organizado por André Aquino.

O encontro promoveu a discussão e a divulgação de pesquisas e experiências que vão ao encontro da potencialização do inter-relacionamento entre arte e público, reunindo profissionais que, atuando em diferentes contextos de mediação cultural, possuam trabalhos de referência na área.

Nesta edição, o encontro propõe o seguinte questionamento “Educadores entre museus e salas de aula: que diálogos são esses?”, a partir do qual busca refletir acerca das estratégias colaborativas que agregam tanto os educadores que atuam em instituições culturais, como os educadores cuja atuação se dá no campo da educação formal.

Com essa discussão pretende-se colaborar para a construção de novas e mais consolidadas parcerias entre esses atores, responsáveis pela dinamização da democratização cultural.

05 de outubro de 2009

| Laboratório Metodológico

Convidadas: Rejane Coutinho (SP) | Miriam Celeste (SP)

Sinopse: Debate informal sobre estratégias de mediação a partir do espaço expositivo do Museu do Homem do Nordeste. No laboratório, os participantes buscarão formas de dialogar com a exposição, mapeando limites e possibilidades dessa mediação em diferentes contextos.

| Primeiro Diálogo

Debate: Formação de educadores entre museus e sala de aula.

Partindo de algumas questões pertinentes quanto à formação do educador de museu/mediador cultural e do educador de sala de aula/professor, as suas principais queixas e as possibilidades de efetuar parcerias entre ambos, o Primeiro Diálogo será direcionado, através das experiências das palestrantes em conjunto com as vivências com o público no Laboratório Metodológico, na busca de uma visualização sobre quais os diálogos que são possíveis de serem executados entre as partes envolvidas. Tentando assim compreender quais os melhores meios de encontrar conexões de atividades/ações desses educadores e suas formações recebidas durante os encontros pedagógicos nos museus.

Convidadas: Rejane Coutinho (SP) | Miriam Celeste (SP)

Mediação: Joana D’arc de Souza Lima (PE)

06 de outubro de 2009

| Oficina: Mediações intermidiáticas em vivências estético-digitais.

Convidada: Fernanda Cunha (GO)

Sinopse: O objetivo da oficina é proporcionar experiências intermidiáticas através da inter-relação dos meios digitais e não-digitais como mediadores nas vivências estético-digitais.

| Laboratório Metodológico

Convidada: Renata Bittencourt (SP)

Sinopse: Debate informal sobre estratégias de mediação problematizando a inserção de recursos tecnológicos como campo de possibilidades de mediação em espaços expositivos a partir da nova exposição do Museu do Homem do Nordeste. No laboratório, os participantes buscarão formas de dialogar com a exposição, mapeando limites e possibilidades dessa mediação em diferentes contextos.




| Segundo Diálogo

Debate: Interseções entre mediação cultural e linguagens midiáticas

O uso recorrente das novas tecnologias no cotidiano tem nos levado a deparar com as possibilidades pedagógicas presente em seus processos dialogais. Por outro lado, percebemos como a inserção do uso dessas tecnologias como registro de visita a espaços museais e culturais tem transtornado as ações de mediação desses setores educativos. Às vezes, esses recursos tecnológicos fazem parte da própria expografia museográfica servindo como recurso propositivo de mediação. Partindo dessas situações o Segundo Diálogo pretende dialogar com as ações efetuadas tanto na Oficina como no Laboratório Metodológico sobre das novas tecnologias como recursos educacionais, seja no espaço escolar como no museal, refletindo sobre a possibilidade de utilizá-los como recursos propositivos complementar para a mediação/educação.

Convidadas: Fernanda Cunha (GO) | Renata Bittencourt (SP)

Mediação: Sandra Helena Rodrigues (PE)

| Lançamento da Publicação

Diálogos entre Arte e Público - Anderson Pinheiro (PE)

As idéias presentes nos diálogos de cada autor e autora demonstram, através de artigos, ensaios e relatos de experiências, ações que são possíveis de serem executadas pelos Educadores entre museus e sala de aula. Essa segunda edição da publicação foi organizada também com muito diálogo de modo que fosse possível invadir o lugar de cada um e construir um espaço coletivo que são aqui apresentados em quatro eixos, “Imagem e Tecnologia”, “Mediação e Arte Contemporânea”, “Educadores entre museus e sala de aula” e “A Criança e o Museu”.