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A experiência em ensino de arte da casa da criatividade
Emília Patrícia de Freitas
A idéia primeira da Casa da Criatividade, começou a tomar forma por volta de 1996, onde foi criado seu símbolo e seu slogan: "Vamos Construir ESTA* idéia". O projeto, também intitulado Projeto Sócio-Educativo de Ações Integradas, consistia no desenvolvimento de ações sócio-educacionais alternativas visando o atendimento e a promoção das necessidades básicas das crianças e adolescentes, marginalizadas e empobrecidas residentes na comunidade do Coque. Em linhas gerais, o PROJETO SÓCIO-EDUCATIVO DE AÇÕES INTEGRADAS – CASA DA CRIATIVIDADE, buscou efetivar seus projetos sociais e educacionais junto às crianças e adolescentes da comunidade do Coque, com ações que interferissem, positivamente e qualitativamente, na melhoria das condições de vida do público alvo acima descrito, revertendo-se em incremento de renda e no acesso qualificado ao mundo do trabalho.
Mas antes de apresentar a proposta formativa atual da "Casa da Criatividade", faz-se necessários alguns esclarecimentos sobre a comunidade onde ela atua diretamente, como também, sobre a Organização não-governamental ao qual ela está vinculada.
A comunidade do Coque é uma favela da periferia urbana da cidade do Recife/PE. O Coque é, na verdade, uma ilha (Ilha de Joana Bezerra) com 133 hectares de área e uma população estimada em 48 mil habitantes. A qualidade de vida no bairro e o atendimento as necessidades básicas de infra-estrutura, saúde, educação, alimentação e emprego, são precários. Cerca de 80% da população vive em estado de pobreza crítica, sobrevivendo com renda média entre ½ e 01 salário mínimo. Entretanto, um dos principais problemas da comunidade tem sido o aumento significativo da violência, motivada pela expansão do narcotráfico na localidade. Nesse contexto, crianças, adolescentes e jovens tem sido um público crítico, pois vêem sendo sistematicamente cooptados pelos grupos de narcotráfico local. Apesar de sua localização privilegiada no centro do Recife, a comunidade não está integrada à vida da cidade. Há uma espécie de "barreira invisível", que funciona como bloqueadora dos projetos de crescimento da comunidade. Percebida como uma comunidade violenta, o Coque viu-se enredado num ciclo extremamente perverso: ninguém ajuda, pois a comunidade é violenta; a comunidade é violenta e por isso ninguém ajuda.
Com uma equipe formada por pedagogos, psicólogos, advogados, médicos, arte/educadores, educadores sociais, educadores Holísticos, entre outros, o Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis –NEIMFA- em seu modelo formativo que articula educação, arte, formação cultural e profissionalização é uma das poucas organizações que atua neste ambiente há quase 22 anos sem sofrer quaisquer interrupções em seus trabalhos. Reconhecido pelas lideranças e pela comunidade, conseguiu mobilizar ações de proteção social para as crianças e adolescentes, visando a reversão ativa dos problemas enfrentados pela comunidade. O NEIMFA hoje tem entre suas principais finalidades:
- Promoção e a defesa dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores em situação de vulnerabilidade das periferias urbanas da Região Metropolitana do Recife;
- O desenvolvimento de ações sociais educacionais, em todos os seus aspectos, áreas e dimensões, através de projetos de desenvolvimento comunitário e sustentável voltados à reversão das causas geradoras de exclusão e miséria;
- A promoção dos direitos humanos, do voluntariado e do associacionismo como dever social, exercício da solidariedade e formação para a cidadania.
Cerca de 10 anos após a construção da proposta inicial, a "Casa da Criatividade" junto com a reforma do estatuto do NEIMFA, sofreu algumas modificações em sua estrutura organizacional. A Instituição passou a distribuir-se em Núcleos de Ação, cada um deles com suas respectivas ações e metas. Concretiza-se, então, o NÚCLEO DE ARTE E CULTURA. Dentre os objetivos a serem concretizados por esse Núcleo estão:
- Promover o desenvolvimento cultural das crianças, jovens e adultos, através da valorização de seu repertório artístico e estético;
- Planejar, executar e avaliar programas e projetos voltados à produção de bens simbólicos e culturais;
- Desenvolver ações e experiências formativas nas áreas de música, dança, artes visuais, teatro e literatura para crianças, jovens e adultos.
O Núcleo de Arte e Cultura realiza uma série de ações, entretanto, a mais abrangente, representativa e sistemática são as ações de planejamento e execução dos programas formativos para o Ensino de Arte: a "Casa da Criatividade". A "Casa da
Criatividade" busca desenvolver estratégias formativas voltadas ao cultivo da imaginação criadora e a produção de bens simbólicos e culturais, representadas na forma das linguagens artísticas e de entretenimento, nas áreas de música, dança, circo, artes visuais e cênicas. A "Casa" é responsável pelas atividades de formação em ensino de arte dos arte/educadores da Instituição, que planejam, executam e avaliam as Oficinas de Artes para as crianças, jovens e adultos da comunidade do Coque.
Desde que retomou suas ações educativas, já realizou 05 (cinco) grandes cursos de formação para arte/educadores:
*O Ensino de Arte no Âmbito das ONGs;
* O Desenvolvimento da Expressão Artística da Criança;
* Teoria e Prática do Teatro-Educação;
*O Processo de Avaliação no Ensino de Arte;
* Arte-Educação Pós-Moderna: princípios e processos;
*Arte Baseada em Comunidade: uma perspectiva intercultural (em andamento).
Os cursos são organizados de modo a contemplar temáticas variadas, relevantes e contemporâneas da arte e de seu ensino. A proposta formativa dá ênfase a uma orientação pós-moderna da arte/educação voltada à atuação no campo não-formal da educação e ao desenvolvimento de ações voltadas a educação cultural e estética através do ensino de arte como mediação cultural e social.
As formações estão distribuídas em módulos (intensivo, continuado e cultural). No módulo intensivo, a temática central é objeto sistemático de estudo e conta com a participação de pedagogos, sociólogos, psicólogos, artistas e demais profissionais que visem à formação integral do ser humano. Nos encontros de Formação Continuada, que acontecem mensalmente, dar-se continuidade aos estudos e discussões dos Cursos de
Formação, além de promover os encontros de planejamento, monitoramento e avaliação das Oficinas de Arte. Mensalmente, também, acontecem os encontros de Formação Cultural, onde os arte/educadores realizam visitas aos Museus, Galerias, Teatros, Cinemas, Feiras de Arte e Artesanato e demais locais onde a arte e as manifestações artísticas e culturais acontecem. Esses encontros são de fundamental importância, pois ampliam o repertório artístico e cultural dos arte/educadores, como também, promovem a interação e a criação de vínculos de amizade entre os participantes.
Outra importante ação da "Casa da Criatividade" são as Oficinas de Arte. Nessas oficinas, são executados projetos de Arte nas várias linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Teatro e Literatura. Cada oficina atende uma média de 20 beneficiários, numa carga/horária média de 30 horas/aulas. Vale ressaltar que a qualidade do ensino construído e materializado nas oficinas deve-se ao acompanhamento sistemático das ações pelos coordenadores do programa, além da participação efetiva dos arte/educadores nos cursos de Formação e nas atividades de Formação Continuada e Cultural. Os participantes que integram as Oficinas de Arte também realizam encontros culturais os mais diversos. Ao término das oficinas uma Mostra de Arte é organizada. Nessa Mostra, os resultados obtidos/construídos nas oficinas são levados ao público que compõe a Instituição, como também, aos pais, parentes, amigos dos alunos e para a comunidade. Nós últimos três anos, as ações já beneficiaram, diretamente, mais de 300 crianças e jovens.
O NEIMFA, desde o início de sua existência, sempre esteve preocupado com a formação integral do ser humano e, de modo mais ou menos objetivo, as linguagens artísticas sempre estiveram presentes em nossas ações, pois tínhamos consciência de como a arte está impregnada em nosso dia-a-dia, além de permitir a experiência estética, ou seja, a capacidade de contemplação, de reflexão, de análise, de julgamento, de fugir da realidade, de conhecer outros mundos, de amenizar a solidão, de compreender o ser humano e, por conseqüência, compreender, valorizar, respeitar e amar a si mesmo.
Todavia, foi apenas após a sistematização das ações, por volta de 2005, que passamos a ter clareza da demanda e interesse real das pessoas pelas Oficinas de Arte. Quando se divulga uma oficina de dança, por exemplo, em que são oferecidas 25 vagas, a procura é três vezes maior. Infelizmente, nos deparamos aqui com um de nossos limites: o financeiro. Todos os arte/educadores, que são jovens da comunidade entre 18 e 30 anos, atuam como voluntários. Assim, organizam suas vidas entre os aspectos profissionais fora da Instituição e os de atuação voluntária na "Casa". Os limites financeiros fazem que nossas ações sejam restritas a um número ínfimo diante da demanda/desejo da comunidade.
A Arte é uma presença importante dentro do NEIMFA, por que está presente, também, fora da instituição. A comunidade do Coque, já foi muito reconhecida por suas ações artísticas e culturais. Hoje, sufocados pelo descrédito e pelo inexistente apoio das ações governamentais, a comunidade amarga em seus aspectos mais básicos da dignidade humana. Assim, como proposta de reverter esse quadro de exclusão do conhecimento da arte, que é conhecimento do mundo, as nossas ações de formação/ atuação em arte buscam permitir o acesso aos moradores aos bens artísticos e culturais produzidos ao longo da História pelos homens e, ainda, construir formas de resgatar, valorizar e divulgar as atividades estéticas produzidas na comunidade.
Por fim, ressalto, mais uma vez, que ao longo desses anos de ação/atuação muitos problemas já foram formas de obstáculos, todavia, compreender a arte e seu ensino como prática educativa, que vem tendo uma crescente melhora na qualidade de vida dos sujeitos nela inseridos, serve como requisito aos nossos arte/educadores para continuar desempenhando, voluntariamente, as ações de Formação em Ensino de Arte da Casa da Criatividade. A eles, evidentemente, esse texto é carinhosamente dedicado. Como também aos amigos Everson Melquíades, Selma Santos e Tatiana Araújo que decidiram não apenas sonhar, mas concretizar uma experiência de valorização do que há de mais humano nos seres humanos.
* A palavra ESTA foi escrita toda em caixa alta, pois representava os níveis de atuação da proposta: Educação, Saúde, Trabalho e Arte.
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