Alexsandra Leite [PE]
ÁUDIO-DESCRIÇÃO: um recurso eficaz de acessibilidade cultural.
Álvaro Henrique Borges [MG]
PROJETO “MÚSICA NA ESCOLA”: acesso à educação e à cultura musical.
Amanda Fonseca Tojal
Margarete de Oliveira
Maria Christina da Silva Costa
Sabrina Denise Ribeiro
[SP]
A INCLUSÃO DE PÚBLICOS ESPECIAIS EM MUSEUS: o programa educativo para públicos especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Amélia Natalina Constante Garcia [SP]
ARTE-EDUCAÇÃO E AS ROSAS: dialogando com as práticas pedagógicas e a formação dos professores.
Ana Carmen Franco Nogueira [SP]
A ARTE E O PERCEBER: a experiência do ateliê de artes para pessoas com deficiência visual.
Fernanda Mélo
Maria Juliana Sá [PE]
ARTE, COTIDIANO E CULTURA VISUAL: perspectivas de uma arte/educação dialógica.
Flávia Paloma Cabral Borba [PE]
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS MUSEUS: apontamentos sobre ações e políticas públicas para acessibilidade cultural.
Gabriela Bon [RS]
A ACESSIBILIDADE DE ALGUNS ESPAÇOS EXPOSITIVOS DE PORTO ALEGRE: ações e conquistas.
Lara Ceres de Carvalho Lopes [MG]
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SÍNDROME DE DOWN NO INSTITUTO INHOTIM: fundamentos para mediação inclusiva em arte contemporânea.
Marisa Ferreira Aderaldo [CE]
UMA IMAGEM EM MIL PALAVRAS: audiodescrição de obras de arte a deficientes visuais à luz da gramática do design visual.
Milene Chiovatto
Gabriela Aidar
Luis Roberto Soares
Danielle Amaro
[SP]
REPENSANDO A ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: a experiência do núcleo de ação educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Silvia Benza [AG]
DIGITALIZACIÓN DE DANZAS FOLKLÓRICAS PERUANAS EN BUENOS AIRES: los migrantes como “archiveros” del arte.
Sonia Marques [PB]
O GALO INACESSIVEL: da arte e do dever de agradar.
Maria Isabel Leite [SC]
CRIANÇA PEQUENA E MUSEU.
Mirian Celeste Martins [SP]
APRENDIZES DA ARTE, MEDIADORES E PROFESSORES:
Olhares compartilhados?
Viviane Sarraf [SP]
ACESSIBILIDADE E COMUNICAÇÃO SENSORIAL NOS MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS: Novos desafios para a mediação cultural.
João Vicente Ganzarolli de Oliveira [RJ]
COMO VEMOS A CEGUEIRA?
Francisco José de Lima
Paulo André de Melo Vieira
Ediles Revorêdo Rodrigues
Simone São Marcos Passos
[PE]
ARTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: Orientações para áudio-descrição em museus.
Cibele Lucena
Joana Zatz Mussi
Daina Leyton [SP]
PROJETO APRENDER PARA ENSINAR: a mediação em museus por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Simone Ferreira Luizines [PE]
MECANISMOS DE MEDIAÇÃO DA OBRA DE ARTE: Possibilitando experiência ou ampliando o acesso à informação?
Anderson Pinheiro Santos [PE]
OBSERVAR E COMPREENDER: A mediação cultural enquanto registro de uma presença vitalícia no mundo