Diálogos entre Arte e Público - Caderno de Textos III Acessibilidade Cultural: o que é acessível e para quem?



Áudio-Descrição da imagem: Figura abstrata, sobre fundo branco composta por vários grupos; quatro na horizontal e quatro grupos na vertical, com quatro, três, duas ou uma elipse coloridas, apresentando uma extremidade em ângulo reto que aponta ora para cima, ora para a direita, para baixo, ou para a esquerda. No terceiro grupo da segunda linha, uma elipse maior em cor branca ocupa todo o espaço. Em área compreendendo a terceira e quarta linhas há uma ausência de grupos da elipse, aparecendo o título: DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO. Também o subtítulo: Acessibilidade Cultural: o que é acessível e para quem? Na parte inferior do convite há três elipses coloridas. Áudio-Descrição: Paulo André de Melo Vieira e Francisco José de Lima (consultor)

A Fundação de Cultura Cidade do Recife - FCCR, através da Gerência de Serviços de Formação em Artes Visuais, convida para o lançamento do “Diálogos entre Arte e Publico - Caderno de Textos III”. O lançamento acontecerá em evento organizado pelo Centro de Estudos Inclusivos da UFPE, no dia 27 de junho, às 18h30 no auditório do CCSA na Universidade Federal de Pernambuco.

Quando e como uma produção cultural torna-se acessível para todos os possíveis públicos? Que estratégias são ou podem ser utilizadas pelos diversos atores sociais envolvidos na promoção da acessibilidade cultural? Qual a formação necessária para os profissionais que atuam e pensam o tema? Quais experiências e práticas são desenvolvidas pela iniciativa privada, pela sociedade civil, e pelo poder público? Refletindo sobre tais questões, o Caderno de Textos "Diálogos entre Arte e Publico", em sua terceira edição organizada pela FCCR em parceria com a FUNARTE, agrega colaboradores em torno da acessibilidade cultural compreendida em um horizonte diverso de discursos e práticas, desejos e demandas, políticas públicas e iniciativas da sociedade civil.

Trazendo ao público uma versão acessível de seus textos, em áudio e em vídeo - com tradução em LIBRAS, o Caderno "Diálogos entre Arte e Publico" reúne-se ao lançamento do sétimo volume da Revista Brasileira de Tradução Visual (ISSN - 2176-9656) e com o lançamento/apresentação do primeiro curta com áudio-descrição produzido inteiramente em Pernambuco, a "Casa dos Estranhos" (CREMEPE - CFM), para juntos, brindarem, neste evento, gratuito e aberto ao público, a comunidade pernambucana com a palestra do renomado consultor em inclusão, Romeu Kazumi Sassaki.

No cumprimento legal do Decreto Federal 5.296/04, serão disponibilizados os serviços de interpretação em Libras e áudio-descrição. Estejam todos convidados a participar e prestigiar os esforços por uma sociedade comunicacional, cultural e educacionalmente inclusiva.

Data: 27 de junho
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPE

Programação

18h30 - Lançamento do sétimo volume da Revista Brasileira de Tradução Visual
(revista trimestral eletrônicae gratuita www.rbtv.associadosdainclusao.com.br)

19h - Lançamento e distribuição do Diálogos entre Arte e Público - Caderno de Textos III

19h30 - Apresentação do curta-metragem "Casa dos Estranhos"

20h - Palestra sobre acessibilidade comunicacional - Romeu Kazumi Sassaki

Lançamento do Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público, volume três, Acessibilidade Cultural: o que é acessível, e para quem?


Palestra de Romeu Kazumi Sassaki, lançamento da Revista Brasileira de Tradução Visual da Equipe do Centro de Estudos Inclusivos da UFPE e do volume três do Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público

Dia 27 de junho de 2011, às 18h, no CCSA (UFPE/PE)

Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público, volume três, Acessibilidade Cultural: o que é acessível, e para quem?