SUMÁRIO FINAL DA PUBLICAÇÃO A SER LANÇADA EM 06 DE OUTUBRO DE 2009

2º. CADERNO DE TEXTOS DIÁLOGOS ENTRE ARTE & PÚBLICO

00_ Uma fonte borbulhante de palavras límpidas. (Dida Maia)
00_Apresentação “naquele instante eu via o mundo” (Márcio Almeida)
00_Diálogos 2009 (Regina Buccini)
00_Sobre Educadores em museus e salas de aula (Anderson Pinheiro)

A) Imagem e tecnologia

01_A Imagem como ferramenta pedagógica (Eliana Giro Sartorato)
A comunicação é uma necessidade do homem e, ao longo dos séculos, a prioridade na escola tem sido a palavra escrita. Se reconhecermos a importância da imagem no processo de ensino e aprendizagem, o seu uso pode facilitar a ampliação do saber ler, interpretar e utilizar textos audiovisuais.
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Leitura de imagem

02_As imagens e seus objetos – uma reflexão sobre a fotografia como prática no espaço do museu. (Carlos Lima)
A fotografia cada vez mais tem se configurado como uma prática cotidiana, utilizada como recurso para fixação das experiências vivenciadas. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática fotográfica no espaço do museu como mediadora da experiência entre o observador e os objetos.
Palavras-chave: Fotografia. Mediação. Museu

03_Fruidor de Arte versus Educação Digital Crítica (Fernanda P. Cunha)
A comunicação metalingüística presente em nossas vidas integra nossas expressões escritas, orais e audiovisuais, as quais compõem a cultura digital, impondo a necessidade de os dirigentes de ensino, bem como os educadores, reavaliarem os atuais programas educacionais; reavaliação esta que também deve ocorrer nas políticas educativas e nos processos de ensino/aprendizagem, para que possam se estabelecer outros paradigmas educacionais, convergentes com as novas formas de expressão e de cultura.
Palavras-chave: educação digital crítica, e-arte/educação, mediação intermidiática

04_O Olhar Fotográfico no Museu: Uma experiência no Instituto Ricardo Brennand. (Vanessa Adriano Marinho)
Este artigo traz um relato de experiência da visita temática O Olhar Fotográfico no Museu, desenvolvida dentro da Ação Educativa do Instituto Ricardo Brennand, criada a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de aproveitar o recurso da fotografia como um novo meio de fruição dentro e fora do espaço do museu.
Palavras-chave: Fotografia. Museu. Visita temática.

B) Mediação e arte contemporânea

05_Educação cultural no Museu de Numismática Herculano Pires: problemas e soluções no diálogo entre público e coleção (Marina F. V. Silveira; Daniela de Lima;
Thiago Borazanian - Equipe de Atendimento Educativo do Museu de Numismática Herculano Pires – Instituto Itaú Cultural)
As ações educativas realizadas pela equipe do Núcleo de Educação Cultural do Instituto Itaú Cultural têm o Museu de Numismática Herculano Pires como palco para o desenvolvimento de ações específicas onde atuam com a elaboração e o aprimoramento das estratégias de mediação como mostra nessa experiência de uma visita realizada por um grupo de estudantes universitários.
Palavras-chave: Ação educativa. Mediação. Experiência.

06_ Apertando os laços (Laura Rodrigues)
O esforço em se criar uma interatividade entre grupos escolares e museus gera diversas vezes resultados positivos, mas raramente resultados substanciais que acarretem uma consequente continuidade e aprofundamento do trabalho. A partir de uma descrição reflexiva e uma experiência pessoal no CCBB-DF, será feita uma tentativa de apresentar soluções de longo prazo para eliminar o ‘vácuo’ existente entre a visita ao museu e a atividade escolar.
Palavras-chave: Museu. Arte. Público.

07_A Pedagogia transformadora da arte contemporânea (Greice Cohn)
Este trabalho se concentra no ensino da arte contemporânea, avaliando as transformações trazidas por esta abordagem da arte ao universo pedagógico, tanto na atitude dos docentes quanto discente, propondo, assim, uma reflexão sobre o potencial pedagógico com vistas ao desenvolvimento de práticas fundamentadas.
Palavras-chave: Ensino de Arte. Arte contemporânea. Pedagogia da arte.

08_ “Arte: impressão e expressão que transforma” – Constatação de uma prática pedagógica através de projetos coletivos (Flávia Roberta Costa)
A prática pedagógica na escola pode ser norteada pela execução de projeto pedagógico interdisciplinar. Acreditando nisso, o presente artigo pretende apresentar uma experiência de projeto de Arte no ano de 2008, executado com a turma do 2º ano do ensino médio na Escola Mater Christi, em Recife, cuja ação culminou numa mostra com participação direta dos alunos envolvidos com a Arte Contemporânea.
Palavras-chave: Planejamento de projeto. Arte Contemporânea. Ensino de Arte.

09_ Experiências educativas com a produção contemporânea em Salões de Artes Plásticas de Pernambuco: Diálogos potencializados na relação Escola/Museu e Escola/Arte Contemporânea (Joana D’Arc de Sousa Lima)
No contexto das instituições culturais no Recife — museus, institutos de cultura e galerias —, o trabalho com caráter de formação e expansão do universo cultural de públicos diversos tem crescido, e o exercício de ações, atividades e, em alguns casos, curadorias educativas, gestadas pelos “setores educativos”, dão a tônica e humanizam esses lugares potencializando experiências educativas.
Palavras-chave: Mediação. Arte contemporânea. Salões de artes plásticas.

C) Educadores entre museus e sala de aula

10_ Sobre a formação de professores e os ipês amarelos (Maria Angela Serri Francoio)
O artigo trata das experiências dos professores de áreas diversas no curso Acervo: Roteiros de Visita, no qual é apresentado o material didático com o objetivo de estimular a proximidade de professores e alunos com as obras do acervo do MAC USP.
Palavras-chave: Formação de professores. Experiência. Processos de criação.

11_ A metodologia experimental utilizada nos programas de formação para professores: Projeto Descentralizando o Acesso – visitas escolares à Inhotim (Maria Clara Martins Rocha; María Eugenia Salcedo Repolês)
Este artigo tem por objeto a discussão da metodologia aplicada no programa de formação para professores do projeto Descentralizando o Acesso - visitas escolares à Inhotim desenvolvido no Instituto Inhotim em Brumadinho/MG, que é baseada na experimentação e valorização da vivência como construção de conteúdo para a sala de aula a partir do acervo de arte contemporânea do Instituto Inhotim.
Palavras-chave: Metodologia experimental. Formação de professores. Arte contemporânea.

12_ Arte-Educación, Mediación Y Contextos Culturales - Educación Artística Nómada: ¿Importa el lugar? Carmen Lidón Beltrán Mir)
Este texto se apoya en dos campos de trabajo: el de la formación de estudiantes de Bellas Artes que eligen las asignaturas de educación artística y el de una investigación sobre Departamentos de Educación y Acción Cultural de Museos de Arte Contemporáneo europeos. Trata de identificar algunos aspectos que considero importantes en la práctica de la educación artística y que podrían aplicarse a diferentes contextos, sea cual fuera el lugar en el que se desarrollaran (museos ó escuelas). Espero ofrecer elementos de análisis y poder abrir interrogantes que permitan auto cuestionar el trabajo personal de cada lector.
Palavras-chave: Ensino da arte. Arte Contemporânea. Formação de Mediadores.

13_ Por um mediador-etc ou a experiência da Bienal do Mercosul (Monica Hoff)
O presente ensaio versa sobre os temas mediação e público, tendo como pano de fundo a experiência educativa da Bienal de Artes Visuais do Mercosul, realizada em Porto Alegre. Discute sobre o papel e a figura do mediador nos dias atuais e propõe a idéia de “mediador-etc”, figura ímpar e multi que excede o espaço expositivo e que não se limita às discussões acerca da arte. Para isso, traça um panorama, no que diz respeito à formação de mediadores e de público em Porto Alegre, pautado pelo trabalho realizado durante as diferentes edições da Bienal do Mercosul.
Palavras-chave: Mediação. Público. Bienal do Mercosul

D) A Criança e o Museu

14_Educação Infantil no Museu: Construindo Saberes em Arte (Solange Gabre)
Este artigo pretende refletir sobre a relação estabelecida entre os museus de arte e o público da educação infantil, a partir de uma experiência realizada no âmbito da Rede Municipal de Educação de Curitiba.
Palavras-chave: Educação infantil. Arte. Museu.

15_ A criança pré-escolar, a gravura e o museu: possibilidades (Paula Hilst Selli)
Relato de experiência vivida entre o setor educativo da Caixa Cultural de São Paulo e a Escola Municipal de Educação Infantil Chiquinha Gonzaga que planejaram juntas as visitas das crianças à exposição “A gravura brasileira na coleção de Mônica e George Kornis”, no ano de 2008.
Palavras-chave: Educação infantil. Mediação para crianças. Educação em museus.

16_ Nos diálogos entre o museu e a escola: a educação do olhar: Uma experiência de arte/educação (Áurea Maria de Alencar Muniz Bezerra)
O artigo apresenta o projeto “Olhares Infantis sobre a Cidade do Recife” que é uma proposta de formação continuada para professores da Educação Infantil, oferecida pela Ação Educativa do Instituto Ricardo Brennand e a Gerência de Educação Infantil da Prefeitura do Recife desde o ano de 2007. Nesse projeto é trabalhado a construção de um sensível olhar pensante sobre a cidade, a ampliação do universo artístico e cultural e a construção de percursos criadores, através das artes visuais, desses educadores e, por extensão, das crianças com as quais trabalham no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Arte. Educação. Formação.

17_ Arte Contemporânea no Ensino da Arte (Stela Barbieri)
A arte pode ser vista como um jogo cujas formas, modalidades e funções se transformam conforme as épocas e contextos. Sendo assim, o ensino contemporâneo da arte sempre deve estar em sintonia com a arte que está sendo produzida em seu contexto histórico. O artigo aponta para alguns encaminhamentos possíveis dentro do trabalho de ensino da arte na escola de modo a criar um ambiente fértil para o aprendizado e expressão das crianças, jovens e adultos.
Palavras-chave: Educação Infantil. Arte Contemporânea. Ensino de Artes Visuais.

18_ Diálogo De Uma Arte Educadora Com Um Museu De Arte: Relato de experiência do curso Experimentando Arte, ministrado no Museu Murillo La Greca em Recife para crianças moradoras da Vila Vintém. (Cristiane Mabel)
Este artigo trata da possibilidade de construção de uma relação entre os espaços culturais e os educadores. A reflexão parte do relato de um curso proposto por uma educadora e que foi integrado às ações educativas de um museu, localizado em Recife. O artigo traz ainda um resumo do funcionamento do curso, com a metodologia e resultados.
Palavras-Chave: Educação informal. Museu. Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário